agosto 30, 2016

UESPI reconstrói a história do Profissional de Educação Física em Picos

O curso de Educação Física da Universidade Estadual Do Piauí realizou no dia 26 de agosto o “I Temas da História da Educação Física de Picos” na UESPI/Altamira, que tratou sobre a história dos primeiros profissionais na cidade, dando destaque ao cenário histórico, contribuições e o processo identitário do Profissional de Educação Física.


Desafios do passado
A proposta central foi valorizar os profissionais da Educação Física que iniciaram os trabalhos em Picos a partir da década de 70, que mesmo sem livros, tecnologias ou estrutura física, desempenharam trabalho desportivo de qualidade. “Nós temos que conhecer o passado, para entender o presente e melhorar o futuro.” afirma professora Patrícia Ribeiro idealizadora do evento.
Patrícia Ribeiro
   
O diretor do campus de Picos, professor Evandro Alberto destaca o papel exercido pelos profissionais no passado, tornando-se referência para os novos educadores físicos. “Este evento é de fundamental importância, porque faz um resgate da história dos desbravadores da Educação Física da região de Picos, eles que enfrentaram os desafios e deram as suas contribuições para que hoje a Educação Física tenha se notabilizado,” afirma.
Evandro Alberto

Impacto acadêmico 
O “I Temas da História da Educação Física de Picos” contou com aproximadamente 250 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área. O êxito do evento foi resultado do trabalho desenvolvido por parte dos organizadores, “O evento é uma forma de reconhecer a contribuição dos profissionais da Educação Física na UESPI, por isso a professora Patrícia resolveu reunir os primeiros profissionais que tiveram essas ações no mundo da Educação Física, mesmo sem eles terem a formação acadêmica,” declara Luciano Figueiredo coordenador do evento.
    
O evento trouxe uma temática inovadora, que valorizou os profissionais da área, e fez com que os alunos conhecessem o início da profissão em Picos, contribuindo para formação acadêmica dos alunos da UESPI.
    
O discente Alexandre Sousa conta da contribuição do evento para sua graduação “como aluno saber da história do curso de Educação Física, as raízes, a origem, o quão importante foi e é atualmente, me deixa cada vez mais motivado a continuar no curso,” pontuou.

Por: Lívia Costa

Confira mais fotos: