setembro 23, 2015

UESPI de Picos na Semana Nacional de Trânsito


Estão sendo realizados em todo o país eventos em comemoração a Semana Nacional de Trânsito. A UESPI de Picos não ficou de fora e recebeu em seu auditório na noite desta terça-feira, 22 de setembro, profissionais responsáveis pela organização e manutenção do trânsito na cidade de Picos.



A mesa redonda, planificada pela STTRAM (Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana), foi composta pelo Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana: Manoel Vieira, pelo Comandante do 4º BPM: Coronel Wagner Torres, pelo Comandante do 3º BEC: Coronel Emerson Bezerra, pelo Coordenador dos Agentes de Trânsito: Sargento Genesiano Ferreira, pelo Chefe de Policiamento e Fiscalização: PRF Jorge Madeira, pelo representante do SEST SENAT: Layon Feitosa, pelo professor em Educação no Trânsito: Manoel Alves, pela professora Daniela Grangeiro e pelo diretor do Campus da UESPI de Picos: Evandro Alberto.


O diretor do Campus de Picos da UESPI, Evandro Alberto salientou a importância de receber discussões sobre o trânsito no cerne do universo acadêmico e falou sobre a grande valia que é poder tratar do assunto específico com autoridades instruídas sobre a temática do tráfego urbano.

diretor Evandro Alberto

O Cel. Wagner Torres falou sobre as principais infrações de trânsito com as quais se deparou assim que chegou ao município e sobre as operações que estão sendo aplicadas para melhorar a situação do trânsito. O Cel. Confessou que, apesar da redução de 70% dos acidentes com vítimas fatais, não foram completamente concretizados os objetivos de melhoria do trânsito na cidade de Picos: "ainda não atingimos nossa meta e estamos intensificando nosso trabalho para isso".

Comandante do 4º BPM: Coronel Wagner Torres

O Comandante do 3º BEC, Cel. Emerson Bezerra – também idealizador do programa Trânsito Seguro – deu ênfase em um ponto básico que os jovens picoenses podem e devem contribuir em relação ao trânsito, a mudança Cultural: "temos que mudar os hábitos culturais de trânsito que se perpetuam há anos no município, é um processo complexo, mas estaremos preservando vidas dessa forma e não há nada mais importante."

Comandante do 3º BEC: Cel. Emerson Bezerra

O Sargento Genesiano e o PRF Jorge Madeira frisaram a conveniência de multiplicar as ideias de conscientização no trânsito: “é preciso passar adiante a importância do uso de capacete, falar ao menor que ele não pode pilotar ou dirigir, entre outros.”, disse Genesiano, “nós como cidadãos devemos ser os principais difusores dessas informações”, completou Jorge Madeira.

Sargento Genesiano

PRF Jorge Madeira

Layon Feitosa, representante do SEST SENAT, abordou a questão do respeito no trânsito: "é preciso que a população se conscientize quanto à educação no trânsito, independente da forma de locomoção. Pedestres, motoristas, ciclistas... todos devem respeitar e ser respeitados."

Layon Feitosa

Manoel Alves, professor em Educação no Trânsito, salientou a importância da criação de um Conselho Municipal de Trânsito na cidade de Picos: "a municipalização dos assuntos referentes ao trânsito exige a criação de um Conselho".

Manoel Alves

A professora Daniela Grangeiro falou sobre a importância da criação de projetos de conscientização no trânsito nas instituições de ensino básico, fundamental e médio e conversou sobre a criação do projeto (RE)Aprendendo Leis e Salvando Vidas, que tratará da problemática citada acima. 

Daniela Grangeiro

Ao final a mesa redonda foi aberta para a plateia e os alunos da UESPI de Picos colocaram em pauta e buscaram, junto aos representantes do poder público, soluções para assuntos como: a superlotação do transporte que leva os estudantes diariamente da UESPI para casa (e vice-versa), a acessibilidade urbana para deficientes físicos, carros e motos que vem sendo estacionados em lugares impróprios, entre outros.



Confira mais fotos: