setembro 01, 2015

Professora Gynna Azar apresenta Projeto de Extensão executado na Fazenda da Esperança

A professora doutora Gynna Azar fez a apresentação do Projeto de Extensão em que é coordenadora, denominado Capacitação de Dependentes Químicos da Fazenda da Esperança Sobre Criação de Galinha Caipira como Fonte Alternativa de Renda. A proposta é de modalidade do PIBEU (Programa Institucional de Bolsas em Extensão) e teve a duração de um ano – desde setembro de 2014 –  contando com a participação de Naidia Leal e Luciano Avelino, recém graduados em Agronomia pela UESPI de Picos. O projeto teve como campo de desenvolvimento a Fazenda da Esperança e inseriu os internos desse local como aprendizes, dispondo ainda da ajuda de Pedro Feitosa, representante e responsável pelo local.

Luciano Avelino, Pedro Feitosa, Gynna Azar e Naidia Leal.


O primeiro momento do projeto tencionou e projetou uma capacitação teórica para os dependentes químicos em tratamento na Fazenda da Esperança, após isso foi implementada a construção um galinheiro no local e efetuada a compra de pintos. Segundo Gynna Azar, Pedro Feitosa foi quem administrou a construção e instalação do galinheiro.  A professora salienta que o recurso financeiro veio da ajuda do Promotor de Justiça Marcelo Monteiro e que os professores Reinaldo Leal e Firmino Vieira também fizeram parte do projeto.

Luciano Avelino promovendo a capacitação teórica dos internos na Fazenda da Esperança.

Galinheiro construído na Fazenda da Esperança durante a execução do projeto.

Gynna comentou sobre os resultados da criação das galinhas. “Os 150 pintos comprados já estão quase no período de abate e os internos da Fazenda da Esperança usarão os proventos de seu trabalho tanto para consumo próprio na Fazenda, quanto para a geração de renda”, falou. A professora também sentiu rendimento satisfatório no feedback dos dependentes químicos. “O que eles aprendem aqui já estão dividindo com a família e contando com essa atividade extra dentro de suas casas. Eles podem trabalhar nisso e a renda trará benefícios. É gratificante“, confessou.
Naidia Leal, recém-formada em Agronomia pela UESPI de Picos e participante do projeto, frisou em agradecer a professora Gynna Azar pela chance. “dar aula aos internos da Fazenda da Esperança foi, sem sombra de dúvidas, um presente. Agradeço a professora Gynna Azar pela oportunidade”, falou. Naidia também se pronunciou sobre seu crescimento como Agrônoma, “Através da prática pude prosperar como profissional da Agronomia. A Fazenda me tornava uma pessoa renovada a cada novo encontro”, alegrou-se.
 Evandro Alberto, diretor do Campus da UESPI de Picos, parabeniza todos os envolvidos no Projeto Capacitação de Dependentes Químicos da Fazenda da Esperança Sobre Criação de Galinha Caipira como Fonte Alternativa de Renda e salienta a importância do desenvolvimento de atividades similares não só para a composição da comunidade acadêmica, mas também para a manutenção da sociedade como um todo.

Confira mais fotos: