maio 20, 2015

PARFOR inicia projeto para combater a violência de gênero e contra a mulher

O PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – deu início ao projeto “Violência contra a mulher e violência de gênero: uma intervenção a partir do cotidiano escolar”. O primeiro encontro aconteceu no novo campus da UESPI de Picos, estavam presentes o diretor Evandro Alberto, o coordenador geral do PARFOR, Raimundo Dutra e a professora Maria Dulce Silva, que ministrou oficinas durante o evento.

         O projeto tem como objetivos discutir e elaborar, no contexto escolar, estratégias para combater a violência contra a mulher e de gênero, além de tentar sensibilizar profissionais da educação básica a conseguir identificar e enfrentar situações que possam ferir física e emocionalmente o sexo feminino no âmbito pedagógico.

PARFOR, professores e o diretor da Uespi Evandro Alberto
Alunos e alunas do PARFOR marcaram presença como espectadores da palestra e ainda participaram de uma oficina ministrada pela professora Maria Dulce da Silva – psicanalista e assistente social – que demonstrou, desde o começo, sensibilidade e dinamismo para tratar o tema proposto.
Alunos e alunas do PARFOR
Segundo a assessoria do PARFOR os projetos desenvolvidos sempre foram bem recebidos pela UESPI, além de contar com seu apoio estrutural. Graças a essas mobilizações, alunos e professores tem se unido para procurar soluções e combater problemas sociais presentes na realidade, não só do Piauí, mas do Brasil como um todo. “Todas as nossas preocupações como entidade, estão se tornando as mesmas dos professores e alunos. Estamos conseguindo atingir nossas expectativas tanto estatisticamente, quanto qualitativamente”, finalizou.