abril 30, 2015

Projeto de extensão de Pedagogia discute temática do Autismo em Cine Psicoespecial

A 1ª Sessão do “Cine Psicoespecial”, do projeto de extensão do curso de Pedagogia, Ciranda Cultural da Uespi: Entre Contos, Encontros, Palavras e Afeto, realizado nesta última terça-feira (28), no auditório da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus de Picos, contou com um grande público de estudantes da Uespi e de outras instituições, o diretor  Evandro Alberto, professores, e demais profissionais, deixando o auditório completamente lotado. Foram mais de 180 inscritos para a exibição do filme “Rain Man”.

O projeto está sob a coordenação das professoras Fabrícia Gomes da Silva e Helena Cristina Soares, juntamente com os professores e os acadêmicos dos blocos IV,VI,II do curso de Pedagogia. A exibição mensal de filmes, faz parte das atividades do projeto, que tem por objetivo agregar a cultura, a arte, aos elementos provenientes da Pedagogia e promover esta interligação com a comunidade. 

Auditório da nova sede da Uespi de Picos

De acordo com a professora Helena Cristina, o evento tem como objetivo estimular a cultura, no que tange a exibição de obras clássicas. “O grande foco é a discussão sobre os temas de psicologia e educação inclusiva, como uma possibilidade de integração com todos os cursos da universidade. São temáticas educativas que envolvem a vida social, o cotidiano. Assim, vemos como um tripé: de integração, promoção da cultura e do conhecimento”, declarou Helena Cristina.


Helena Cristina- Professora e Coordenadora do Projeto  CCU 

Após a exibição do filme Rain Man, a professora e mediadora Fabrícia Gomes trouxe a discussão para os acadêmicos acerca da temática sobre o autismo abordada durante o filme. “O filme retrata uma pessoa adulta com autismo, então, a nossa proposta foi trazer um pouco de conhecimento sobre este tema, e promover a discussão sobre o aluno autista em sala de aula, mostrando as suas características, os sintomas, e o diagnóstico”, afirmou Fabricia Gomes.

Fabrícia Gomes- Professora e Coordenadora do  Projeto CCU

Tamires Barros, acadêmica do IV bloco de Pedagogia é uma das integrantes do projeto,  ela afirma que está sendo uma grande aprendizado: “estou gostando de participar do projeto, passamos por uma primeira fase de oficinas sobre cinema, onde aprendemos como utilizar o cinema dentro da educação, e dessa forma preparar aulas, com uma metodologia diferente”, disse Tamires Barros.

Evandro Alberto- diretor da Uespi de Picos, professoras e acadêmicos do projeto CCU

A coordenadora do curso de pedagogia Thaizi Helena ainda ressalta a importância do projeto, no sentido de firmar o compromisso que a universidade tem com a extensão universitária, a gente não deve privar as nossas atividades apenas na sala de aula, mas  sim externar atividades novas e diversificadas, com os demais alunos da instituição e a comunidade.

Ao todo serão exibidos 7 filmes por mês, cada filme  com uma temática diferente. E no final das 7 exibições, as pessoas que participarem receberá um certificado de 30 horas totalmente gratuito.O próximo filme é "O Sorriso de Monalisa", que será exibido no dia 27 de maio.