outubro 23, 2014

Acadêmicos do curso de Letras/Português realizam Júri Simulado

Na tarde desta quarta-feira (22), os alunos do III e V bloco do curso de Letras/Português realizaram no auditório da Universidade Estadual do Piauí- Campus de Picos, o Júri Simulado, Dom Casmurro, o Romance sobre a dúvida. O evento faz parte da disciplina de Literatura no espaço geográfico na narrativa, ministrada pela professora Maria Evanir Luz Taveira, e reuniu alunos, professores, o diretor da instituição e demais convidados.

A principal questão discutida pelo júri, foi “Capitu traiu ou não traiu, seu marido, Bentinho?”, baseada na obra literária, de um dos maiores autores da literatura brasileira, a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Alunos do curso de Letras/Português da Uespi de Picos

De acordo com a professora Evanir, o principal objetivo do júri simulado é acordar os alunos para a leitura, incentivar o gosto pela literatura. Por isso, os professores devem utilizar de forma inovadora, algumas estratégias motivadoras aos estudantes. Com a finalidade de analisar linguisticamente o texto, e em especial a obra Dom Casmurro.

No final do júri simulado, a réu Capitu foi considerada culpada. A obra literária utilizada no júri simulado serviu para os acadêmicos terem uma visão mais aguçada do que seja uma obra literária, e adentrar na obra com olhos de criticidade “é uma obra que analisa o comportamento humano, e vimos isso aqui diretamente, através da reação do corpo do júri, das testemunhas, bem como da plateia quando se manifestava após o discurso de cada advogado” explicou a professora Evanir Luz.