março 18, 2014

Jornalista da afiliada do SBT no Piauí diz sentir orgulho de ter estudado na Uespi de Picos

J. Pereira é da primeira turma de Comunicação Social da Uespi de Picos e do Sertão do Piauí. 

Por Clebson Lustosa

 A universidade não constrói apenas seres críticos pensantes, mas termina, também, sendo um espaço onde pessoas formam laços de amizade, carinho e porque não dizer amor. Amor por uma futura profissão, amor de colegas de sala de aula, amor pela instituição que a cada dia soma a sua formação.

 E é assim que o ex-aluno e conceituado jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí – campus de Picos -  José Pereira de Sousa Filho, o J. Pereira como é conhecido popularmente, se senti a voltar aos muros do campus Professor Barros Araújo.

 Na última sexta-feira (14) o “uespiano” (como os alunos da instituição gostam de ser chamados) fez uma visita cordial a Uespi e ao seu curso, que este ano comemora 12 anos.  J. Pereira é da primeira turma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da Uespi de Picos e do Sertão do Piauí. Atualmente é correspondente da TV Cidade Verde (Teresina) afiliada ao SBT.

 Para o jornalista a Uespi passa por um positivo processo de construção, tanto teórico, com a admissão de novos professores e projetos de pesquisa e extensão, como físico e estrutural, com a construção de um novo campus. 

 O mesmo parabeniza a comunidade acadêmica e toda a mobilização, positiva, realizada nos últimos anos. “Um momento muito marcante para a Uespi, para os alunos, para os docentes. Tudo devido a mobilização que houve. Não apenas por parte dos estudante, mas também pelos professores. Vamos ter futuramente uma universidade com uma estrutura muito maior, com maior suporte, com alunos de cursos diferentes. Graças a essa mobilização que aconteceu. Cada vez que alunos e professores se unem e traçam os mesmos objetivos os resultados são sempre positivos e  eles chegam na hora certa”, conta.

 Em um bate-papo descontraído com o diretor do campus de Picos, professor Evandro Alberto, J. Pereira destaca como a comunicação que é feita aqui em Picos terminou se expandindo e se estendendo para outros municípios da região. Destacou, também, a importância de se trabalhar políticas públicas e sociais em projetos de extensão, como o realizado pela Uespi.

(diretor da Uespi de Picos- Evandro Alberto e o jornalista José Pereira)

  
 “Observe que isso há dez, vinte anos atrás era praticamente impensável. Mas hoje é uma realidade e os frutos já começam aparecer. Porque se um jovem que está na cidade de Santana do Piauí recebe um choque de comunicação, de informação para participar desse processo comunicacional moderno que estamos vivendo hoje faz com que ele comece a ter um interesse de futuramente ingressar em uma universidade estadual”, destaca.

 Ao final da visita perguntado sobre qual o sentimento que J. leva  sendo um ex-aluno da Uespi e o mesmo não pensou duas vezes em responder: “eu me sinto muito orgulhoso. Pois aqui eu pude ter contato com professores que puderam acompanhar todo o meu processo de aprendizagem. E ainda hoje me orientam”, finalizou.