dezembro 23, 2013

Povoado Angical dos Domingos discute a comunicação local

  O povoado Angical dos Domingos , zona rural de Picos, sediou neste último sábado(21) na igreja de São Miguel, o 6ª Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do Sertão do Piauí. Estiveram presentes no evento comunicadores, representantes de movimentos sociais e a comunidade em geral.

   Durante a manhã após a explanação sobre o projeto de extensão, foram discutidos as temáticas da comunicação local, regional, onde teve uma participação efetiva da comunidade, mostrando suas principais dificuldades e desafios acerca do exercício da  comunicação dentro da comunidade. A falta de estrutura e pequena acessibilidade dos meios comunicacionais são alguns dos problemas que atingem o povoado.
 
   A zona rural necessita de mudanças na comunicação, através da mobilização e interação das comunidades. O encontro teve a funçãocontribuir para o efetivo exercício da comunicação comunitária, as palestras sobre o desafio da televisão para a inclusão das comunidades rurais na região de Picos que trouxe discussões sobre as dificuldades do acesso a programações locais e regionais, onde juntamente com os participantes foram apresentados possíveis sugestões de enfrentar estes desafios.

   O grande diferencial do evento foi a presença e participação dos radialistas da cidade de Picos Assis Santos, Ivo Farias e Sebastião Luz, que estiveram presentes no encontro na mesa de debate sobre o poder do rádio. A comunidade de Angical mostrou-se interessada e participou efetivamente do encontro, expondo suas dúvidas e interagindo.

  O 6ª encontro é uma realização do Projeto de Extensão Para Formação de Comunicadores Comunitários e Populares No Sertão do Piauí. O projeto é desenvolvido por alunos bolsistas do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da UESPI e coordenado pelos professores Evandro Alberto e Orlando Berti através da Pró-Reitoria de Extensão da UESPI.