agosto 11, 2017

Estudantes de Enfermagem promovem encerramento do projeto de pesquisa desenvolvido na UBS Belinha Nunes II

Os estudantes do VI período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, juntamente com a professora mestre Mariluska Oliveira, realizaram, na tarde desta quinta-feira, o encerramento do projeto de pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Belinha Nunes II.
Professora Mariluska, alunos e membros da UBS
As atividades do projeto trabalharam durante todo o semestre letivo de 2017.1, a saúde da criança e do adolescente através do programa de visita domiciliar realizada nas residências do bairro, onde os alunos puderam desenvolver a puericultura – conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico, entre outros de crianças e adolescentes desde o período gestacional até a puberdade – acompanhados da equipe da unidade constituída por enfermeiras e agentes comunitários de saúde. 

O projeto de acompanhamento foi idealizado por Mariluska que, além de professora, é enfermeira especialista em pediatria e que há algum tempo, já realiza pesquisas nessa UBS, voltadas, sobretudo, para a saúde de crianças e adolescentes. Ao ministrar a disciplina em sala de aula, a professora uniu a teoria e a prática, inserindo os discentes no projeto e levando-os a conhecer a realidade do bairro através das visitas de casa em casa. 

Segundo a professora, “a ideia principal é vivenciar uma realidade até então desconhecida. Os alunos foram bem recebidos a cada visita e nosso propósito principal era justamente esse, proporcionar a experiência da visita domiciliar através da disciplina estudada em sala de aula”, disse ela. 

Yonara Holanda, enfeira responsável pela Unidade Básica, falou do acolhimento para com os estudantes e a importância do projeto desenvolvido no sentido de colaborar com a promoção da saúde no bairro. “Essa parceria entre universidade e atenção básica de saúde é sempre muito bem vinda. Desde o primeiro contato, a professora e seus alunos foram bem recebidos para que a gente pudesse firmar essa parceria no sentido de ser ajudados, já que eles contribuem com o nosso serviço. A proposta desenvolvida é maravilhosa, visto que o intuito principal é levar o cuidado para dentro do domicilio”, falou Yonara.
Yonara Holanda, enfermeira da UBS Belinha Nunes II
O encerramento do projeto contou com brincadeiras, dinâmicas, lembrancinhas e um lanche oferecido às crianças, seus responsáveis e os membros da Unidade, tudo preparado pelos estudantes e pela professora no sentido de agradecer a receptividade dos moradores do bairro e a ajuda oferecida pelos funcionários da UBS.  

A acadêmica de enfermagem Fabrícia Dantas, destacou a importância da realização de projetos como esse e avaliou a experiência vivida, ressaltando que: “trata-se de uma experiência maravilhosa trabalhar com criança que é um ser humano tão inocente e traz muita alegria e descobrir muitas coisas ao lado dessa professora que para mim, é sem palavras, tornou a experiência ainda melhor”, afirmou a estudante. 
Fabrícia Dantas e amiga em agradecimento pela receptividade
Confira mais fotos: