agosto 18, 2013

Curso de Especialização começou neste último sábado

Teve início neste último sábado,17, pela manhã no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) o Curso de Especialização em "Gestão e Políticas Públicas no  Semiárido"- PICOS.

A aula inaugural contou com a presença do diretor da instituição  Francisco Reinaldo e da coordenadora do curso de especialização Gynna Silva Azar, agronôma, com Doutorado em Ciência Ambiental, formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Teresina, que realizou a abertura do curso, explicando a metodologia, o objetivo e o funcionamento.

O curso é voltado para técnicos e gestores públicos que trabalham em ações de convivência com o Semiárido. São 40 participantes da macrorregião de Picos, que se inscreveram e passaram por uma seleção.


O objetivo geral do curso é contribuir na formação teórico metodológica de gestores e técnicos que atuam na região, tendo como base os princípios da educação para  a convivência e das políticas públicas apropriadas ao Semiárido numa perspectiva de desenvolvimento a partir da agricultura familiar.

Para a coordenadora Gynna Silva Azar este curso de especialização é de extrema importância  " Precisamos capacitar e formar estas pessoas que trabalham com o semiárido, buscando saídas para a produção  no semiárido, trazendo políticas públicas para melhorar a convivência das pessoas que moram nesta região".

Ainda segundo a coordenadora a formação tem como metas a produção de 15 projetos de intervenção, voltados para a perspectiva de convivência no Semiárido, envolvendo os aspectos técnicos, socioculturais, políticos, ambientais voltados para a agricultura familiar.

As aulas serão ministradas pelos professores das disciplinas da formação, aos sábados, de 15 em 15 dias. O curso terá duração de um ano.